segunda-feira, 15 de abril de 2013

TARTARUGA DO OUVIDO VERMELHO
(trachemys scripta elegans)



É nativa dos EUA, mas hoje é encontrada em vários lugares do mundo, sendo ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o IBAMATrata-se de um animal aquático de tamanho médio, variando entre 2 cm, ao sair do ovo, e 30,5 cm, na fase adulta. É facilmente reconhecível pela faixa vermelho-alaranjada que apresenta nos dois lados da cabeça e pela carapaça ovalada.

CURIOSIDADESEsses animais, em cativeiro, podem viver por até 40 anos. Os mais novos exibem manchas e um casco de cores vibrantes . Conforme envelhecem, a cor do casco tende a escurecer e as manchas, inclusive as faixas vermelhas, a esmaecer.casco de cores vibrantes . Conforme envelhecem, a cor do casco tende a escurecer e as manchas, inclusive as faixas vermelhas, a esmaecer.
As tartarugas-de-orelhas-vermelho são onivoras. Alimentam-se de vegetais, insetos e pequenos peixes.

BIBLIOGRAFIA
"Esses animais, em cativeiro, podem viver por até 40 anos..."
                           http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-do-ouvido-vermelho





JACARÉ DO PANTANAL
(caiman yacare)




É um Jacaré que habita a parte central da America do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolivia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai. Em castelhano é chamado yacaré-negro.
Mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, pelo que é por vezes também chamado jacaré-piranha.


CURIOSIDADES:

Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias. A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.


BIBLIOGRAFIA:

"É um Jacaré que habita a parte central da America do Sul, incluindo o norte da Argentina..."

                                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-do-pantanal

                A IMPORTÂNCIA 
                            DA
                 CONSERVAÇÃO
                            DO
                  ECOSSISTEMA




A Importância da Conservação do Ecossistema para a Sobrevivência dos Animais:

O Ecossistema é formado pelo conjunto de várias comunidades que vivem e interagem em um mesmo meio. Alguns exemplos de ecossistemas são as florestas, oceanos, rios, etc.
O ecossistema é importante para os animais pois é de lá que são adquiridos oxigênio, água e alimentos, que são necessários para a sobrevivência. 
Nos dias de hoje, a importância dos ecossistemas vem sendo muito comentadas, também, por causa dos maus tratos dos seres humanos com a natureza que afetam as cadeias alimentares e assim a vida dos animais.



HISTÓRIA DO ZOO DE SÃO PAULO


O Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Emílio Varoli, instruído pelo governador Jânio Quadros, criou o Zoológico de São Paulo em junho de 1957.
Os primeiros animais exóticos foram adquiridos em um circo particular e os animais brasileiros foram adquiridos em Manaus.
A inauguração estava prevista para janeiro de 1958, mas devido às grandes chuvas, o zoo foi inaugurado dia 16 de março.
Já na inauguração, quem compareceu pôde ver 482 animais, dentre eles: 9 veados, 2 onças pintadas e 1 preta, 3 jaguatiricas, 2 gatos do mato, 1 urso, 23 papagaios, além do famoso rinoceronte "Cacareco".
Com a criação do zoológico, a entrada para o parque que era gratuita, porém com o tempo passou
a ser cobrada.

domingo, 14 de abril de 2013

JACARETINGA

(caiman crocodillus)

O jacaretinga, ou caiman crocodillus,  vive em rios e lagos de água doce. É um animal carnívoro assim como os outros répteis crocodilianos, As regiões que habita são: o sul do México, a América Central e no Brasil.

CURIOSIDADE:

Os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5m de comprimento e as fêmeas 1,4m. Quando jovens são amarelados com manchas e faixas escuras no corpo e no rabo. À medida que crescem, perdem a coloração amarelada e as marcas ficam menos distintas. Os adultos são verde-oliva. Todos têm o dorso branco (daí o sufixo tinga, "branco" em tupi). As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 4 e 7 anos de idade, em geral quando atingem 1,2 metros. A cada procriação, elas põem entre 14 e 40 ovos. Essa boa taxa de fertilidade explica o porquê da espécie ser a mais comum dentre os jacarés crocodilianos brasileiros.

BIBLIOGRAFIA:

"Os adultos são verde-oliva. Todos têm o dorso branco (daí o sufixo tinga, "branco" em tupi)."

http://www.oeco.org.br/es/fauna-e-flora/26843-jacaretinga-o-jacare-de-oculos

JACARÉ-COROA

(paleosuchus trigonatus)

Esta espécie de jacaré vive em ambientes como margens de rios, córregos e até florestas alagadas. É um animal carnívoro, que ocupa parte da Bolivia, Peru, Paraguai, Equador, Guianas, Suriname e Brasil (menos o sul e o sudeste brasileiro)



CURIOSIDADES:


Na repofrução, as fêmeas constroem os seus ninhos antes do período chuvoso. Em geral ficam dentro ou próximos a cupinzeiros. A média de ovos fica entre 10 e 20 unidades. O tempo de incubação chega a durar mais de 100 dias. Uma curiosidade: é preciso que um adulto escave o ninho para libertar os filhotes quando estão prestes a eclodir.



BIBLIOGRAFIA:

"Tal espécie mede cerca de 1,5 m de comprimento, focinho comprido e estreito e cauda relativamente curta."

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-coroa#section_1

sexta-feira, 12 de abril de 2013

            LAGARTIXA AFRICANA 
                              DA 
                   CAUDA GORDA

                                             (hemitheconyx caudicinctus)

São animais que vivem em savanas,regiões semi-áridas e desérticas.Se alimentam de grilos, baratas e larvas.
                                Vivem na região da África, da Nigéria até o Senegal.




CURIOSIDADES:

Se alguém quiser ter uma lagartixa africana de cauda gorda em casa, terá que preparar um terrário que alternam-se períodos de luz e sombra e os banhos de sol diários são importantes parar a manutenção da saúde. Como decoração usa-se pedras redondas sem pontas, galhos, troncos, cavernas úmidas, plantas artificias, etc, e é necessário promover "esconderijos" para os animais mais tímidos.


BILIOGRAFIA:

“Estes animais tem preferencia por ambientes quentes e secos, com temperaturas altas.

http://www.geocities.ws/cafebas/Fattailed.html


JARARACA

(bothrops alternatus)


As jararacas vivem em campos,bosques e campos cultivados. Elas se alimentam principalmente de pequenos roedores, como ratos e camundongos. Eventualmente fazem outras vitimas, como sapos e rãs.
Habitam a América do Sul, principalmente o Brasil, a Venezuela e o norte da Argentina.

CURIOSIDADES:
Quanto a reprodução das Jararacas, alguns biólogos alegam ser vivípara, já que elas dao a luz aos filhotes que já nascem desenvolvidos por completo, enquanto outros autores a consideram ovovivípara, pois na primeira fase da gestação, os filhotes se desenvolvem em estruturas como a das serpentes ovíparas.

BIBLIOGRAFIA:

“Após algumas horas do nascimento, as pequenas serpentes já estão aptas a caçar, fazendo uso de sua cauda de cor amarelada clara para chamar atenção de suas presas em potencial, que são normalmente pequenos sapos e rãs.”

http://www.infoescola.com/repteis/jararaca/





JABUTI-ARGENTINO 

(geochelone chilensio)

Os jabutis-argentino, habitam solos planos e úmidos, são animais herbívoros, porém costumam comer tudo que veem pela frente!! 
Como diz o nome eles vieram de regiões da Argentina.


CURIOSIDADES:
Esses jabutis podem chegar a medir até 40 cm, o que é um tamanho grande por ser um réptil.


BIBLIOGRAFIA:
 “costumam comer tudo que veem pela frente, por isso deve-se ter cuidado com os enfeites do terrario”

http://www.conteudoanimal.com.br/info/tartarugas/ver.asp?arquivo='Jabutiargentino'



quinta-feira, 11 de abril de 2013

VISITA NOTURNA NO ZOO

 Os passeios noturnos são feitos pelo zoológico em datas agendadas com antecedência, ele serve para as pessoas sentirem como é a vida dos animais a noite, onde os visitantes conseguem ver, ouvir e sentir o que os animais fazem neste período.

  Com essa oportunidade as pessoas descobrem o que os animais fazem depois do pôr do sol, se eles dormem ou se vão em busca de alimentos, por exemplo. Durante este percurso noturno pelo zoológico, as pessoas observam bem de perto os animais sendo alimentados pelos monitores, como por exemplo, os hipopótamos, e conseguem ver também vários outros animais em plena atividade.Mas não é só os animais noturnos que aparecem durante a 
visita , os animais diurnos acabam saindo de suas "tocas" para saberem o que esta acontecendo, com isso os visitantes acabam tendo espetáculos extras, pois não estava nos planos animais como: girafas e macacos aparecerem durante estas visitas.

    O passeio conta ainda com atrações como da ave rapina, assim tendo o conhecimento sobre as caracteristicas deste animal e a importância do seu treinamento para a educação ambiental.

NOTÍCIAS SOBRE A FAUNA BRASILEIRA (RÉPTEIS)


   No brasil, até 2005 foram reconhecidos cerca de 641 espécies de repteis, sendo cerca de 6 espécies diferentes de jacarés, 35 espécies de quelônios, que são tartarugas, jabutis, entre outros, 57 anfisbênias (cobras de duas cabeças), 217 espécies de lagartos e 326 espécies de cobras, serpentes. Com esses números o Brasil se torna o quarto país com a maior diversidade de répteis .

   Para descobrir este dado importante , foi feito um congresso entre brasileiros e estrangeiros, assim fazendo um levantamento de animais répteis existentes no Brasil.
    A lista de animais deve ser atualizada frequentemente, pois pode tanto aparecer novos animais, como entrar em extinção animais que são procurados pelos caçadores. 


quarta-feira, 10 de abril de 2013

JABUTI-TINGA 

(chelonoidis- denticuladi)




O jabuti-tinga, vive principalmente em matas e florestas

,Ele é onívoro, e habita o norte e o centro da América do Sul.

                      CURIOSIDADES:
O folclore indígena é rico em histórias sobre jabuti, tido pelos índios como um animal muito espeto e paciente.Ele atinge em média 40 cm, vive em solo seco e não frequentam a água.

                      BIBLIOGRAFIA:

www.oocities.org/gescjabuti/curiosid.htm

" Ao contrário dos cágados, não frequentam a água vivendo, preferencialmente em solo seco..."
"O folclore indígena é rico em históriua sobre o jabuti ..."





TEIÚ ARGENTINO OU BRANCO

(tupinambis merianae)

O Teiú é um lagarto que tem como seu habitat natural solos de áreas abertas de cerrado.

Ele é um animal onívoro que vive nas regiões da Argentina, Brasil e do Paraguai.

CURIOSIDADES
Geralmente na cor preta com manchas brancas ou amarelas na fase adulta, porém seus filhotes para garantir sua sobrevivência nascem verdes, assim se camuflam no meio ambiente em que vivem até atingirem uma idade de caça.



BIBLIOGRAFIA

animais.culturamix.com/informacoes/repteis/teiu

"... são geralmente na cor preta com manchas pretas ou amarelas por todo o corpo, sendo que seus filhotes são esverdeados..."